Medicina Física e de Reabilitação
A Medicina Física e de Reabilitação ou Fisiatria é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas com os nervos, músculos, articulações e ossos, que podem produzir lesões temporárias ou permanentes e que afetam a forma como nos movemos.
Colabora em estreita relação com a Fisioterapia e com a Terapia Ocupacional com profissionais dedicados e experientes que em conjunto proporcionam uma adequada recuperação.
FISIOTERAPIA
A Unidade de Fisioterapia é constituída por fisioterapeutas com larga experiência, nomeadamente na área musculoesquelética.
Tem como objetivo prevenir, ensinar e reabilitar os Utentes, promovendo uma maior capacidade funcional e melhoria da qualidade de vida.
Intervém em adultos e crianças no internamento, em reabilitação pós-cirúrgica, e em ambulatório, cujas patologias mais comuns são:
- Anca – artroplastias, artroscopias, outras
- Joelho – artroplastias, artroscopias, ligamentoplastias, outras
- Ombro – artroplastias, luxações, lesões da coifa, outras
- Mão – artroses, síndrome dos canais, outras
- Tornozelo – entorses, outras
- Patologias da coluna
- Fraturas
- Crianças – escolioses, pés planus, outras
TERAPIA OCUPACIONAL
A Terapia Ocupacional, desenvolve a sua atividade em internamento e ambulatório, mediante um plano de tratamentos prescrito pelo médico Fisiatra, tendo como objetivo promover a capacitação do Doente para a realização das atividades do dia-a-dia, através do treino na utilização de produtos de apoio e do ensino de estratégias de proteção articular e conservação de energia.
De entre as situações clínicas que requerem a intervenção do terapeuta ocupacional, prevalecem situações pós-traumáticas e ortopédicas, alterações decorrentes do processo de envelhecimento normal, bem como de outras patologias relacionadas com alterações do Sistema Nervoso Central, provocadas por AVC, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral, lesões do Plexo Braquial e condições de alteração de componentes cognitivos (Demências).
A sua atividade é essencialmente direcionada a alterações decorrentes de trauma ou cirurgia, maioritariamente nas seguintes áreas:
- Anca – prótese, intervindo no treino de utilização de produtos de apoio e estratégias de proteção articular e conservação de energia
- Ombro – artroscopias, lesões da Coifa e Labrum, fraturas e próteses
- Mão – fraturas e patologias da mão e tendões, como síndrome do túnel cárpico, do canal de Guyon e de DeQuervain, prestando, também, apoio à unidade de Cirurgia da Mão, na confeção de ortóteses e talas, quer no Internamento, quer em
- Ambulatório
- Cotovelo – fraturas, próteses e compressão do nervo cubital