Ortopedia
Especialidade médica que cuida da saúde associada aos elementos do aparelho locomotor: ossos, músculos, ligamentos e articulações.
O Hospital Ortopédico de Sant'Ana é considerado uma referência nacional na área de Ortopedia, especialidade com uma forte componente cirúrgica, convencional e em ambulatório.
Construído para tratar a tuberculose óssea, funcionou, durante a primeira metade do século XIX, como Santório Marítimo. Com a descoberta de antibióticos e outros tratamentos eficazes na cura daquela doença, ganhou nova dinâmica, tendo sido o primeiro Hospital do País a dedicar-se ao estudo, investigação e prestação de cuidados em Ortopedia.
A Ortopedia/ Traumatologia passa a ser a Especialidade por excelência deste Hospital. A par da sólida experiência, do conhecimento clínico diferenciado e dos bons resultados, a sua relevância manifesta-se, também, no reconhecimento da idoneidade formativa total para o Internato Médico.
A atividade médica, com experiência demonstrada ao longo dos anos, caracteriza-se pela atualização constante dos saberes e pela promoção de técnicas cirúrgicas e práticas clínicas de excelência.
Neste Hospital, existem unidades funcionais especializadas que se ocupam de patologias em Ortopedia de forma diferenciada e profissionais de reconhecido mérito e competência que dispõem de tecnologia atual para o estudo das situações clínicas. Os médicos dedicam-se quase unicamente às respetivas patologias, o que se traduz em diagnósticos e tratamentos mais precisos e eficazes.
A especialidade de Ortopedia/Traumatologia mantém uma colaboração estreita e multidisciplinar com as seguintes valências:
- Cirurgia Plástica
- Medicina Física e de Reabilitação
- Medicina Interna
- Radiologia/Imagiologia
- Reumatologia
Subespecialidades
O Hospital detém uma vasta experiência no diagnóstico e tratamento de patologias e fraturas da Anca e Bacia em todos os grupos etários.
Dois dos procedimentos mais recorrentes desta unidade são a artroplastia total da anca (prótese da anca) e a artroscopia da anca, suportados por técnicas e materiais inovadores e adequados a cada caso clínico.
O aumento da esperança de vida contribui para um crescimento natural destas patologias dos membros inferiores.
Patologias Mais Frequentes
- Coxartrose
- Fratura da cabeça do fémur
- Fratura do colo do fémur
- Fratura pertrocantérica/intertrocantérica
A Unidade da Coluna trata as patologias desta região anatómica, desde a idade pediátrica até à idade mais avançada.
Sinais de Alerta
- Lombalgia (dor na região lombar) contínua, persistente, incapacitante, com ou sem irradiação pelos membros inferiores (ciática)
- Alterações neurológicas da marcha ou diminuição da força dos membros inferiores de causa vertebral
Patologias Mais Frequentes
- Patologia traumática da coluna vertebral – fratura, sendo mais frequente a fratura osteoporótica vertebral no idoso
- Hérnias discais, cervicais e lombares
- Doenças degenerativas da coluna no adulto, mais frequente na região lombar
- Deformidades como a escoliose
A consulta do Joelho encontra-se na vanguarda no diagnóstico e tratamento de patologias associadas a esta área anatómica. Os médicos recorrem às mais diversas técnicas, desde as infiltrações às intervenções cirúrgicas.
Com a adoção de estilos de vida mais ativos e com maior prática desportiva, são muito frequentes as lesões do joelho, a par das doenças reumáticas e degenerativas.
Patologias Mais Frequentes
- Gonartrose (alterações degenerativas do joelho)
- Lesões ligamentares
- Lesões cartilagíneas
- Lesões meniscais
A primeira consulta hospitalar em Portugal exclusivamente dedicada à Cirurgia da Mão surgiu neste Hospital em janeiro de 1975, impulsionada pelo diretor clínico da época, Dr. Serra e Costa, com o Dr. Buceta Martins.
Com uma experiência sólida nesta área que, a par da evolução tecnológica, contribui para que o tratamento das diversas patologias seja o mais adequado e atual.
Patologias Mais Frequentes
- Traumatologia do punho e mão
- Dedo em gatilho
- Doença de Dupuytren
- Osteoartrose
- Quistos/tumores
- Sequelas AVC
- Síndrome do túnel cárpico
Nos vários grupos etários e pelas causas mais diversas, as patologias inflamatórias, degenerativas e traumáticas do ombro e cotovelo são muito frequentes em Ortopedia.
O avanço da tecnologia na prestação dos cuidados de saúde contribui para um melhor diagnóstico e tratamento das patologias dos membros superiores, proporcionando assim melhores resultados.
Patologias Mais Frequentes
- Fraturas
- Síndrome de conflito sub-acromial
- Tendinite calcificante
- Luxação recidivante do ombro e lesões do labrum (tipo SLAP)
- Capsulite adesiva ou “ombro congelado”
- Epicondilites do cotovelo
A Ortopedia Infantil dedica-se ao tratamento da patologia específica da infância ou que nela se inicia, nomeadamente membros e coluna, bem como acompanhamento das suas sequelas em transição para a idade adulta, particularmente o tratamento de patologia neuromuscular, como a paralisia cerebral.
Sinais de Alerta
- Dor e defesa ao movimento
- Claudicações na marcha (coxear)
- Assimetria dos membros inferiores
- Alterações da coluna
Patologias Mais Frequentes
- Traumatologia infantil em relação com as estruturas de crescimento da criança
- Deformidades da coluna (como cifoses e escolioses, bem como espondilolisteses/ instabilidades da coluna)
- Alterações de desenvolvimento da anca (displasia da anca, doença de Perthes, Epitisiolise femural proximal), alterações dos joelhos (como joelhos valgus e/ou assimetrias e patologia dos pés - pés planos, pés cavos, etc.)
- Alterações rotacionais dos membros inferiores e dismetrias
- Doenças neuromusculares como paralisia cerebral, spina bífida e suas sequelas
Esta Unidade está direcionada para o tratamento de patologias do pé e tornozelo. O Hospital recorre às técnicas mais recentes e adequadas e que melhor se ajustam a cada caso clínico.
Sinais de Alerta
- Dor e incómodo persistente com limitação na vida diária
Patologias Mais Frequentes
- Hallux valgus (joanete)
- Instabilidade crónica do tornozelo (entorses de repetição)
- Deformidade de Haglund (saliência a nível do calcanhar) e outras perturbações do tendão de Aquiles
- Pé plano
- Pé cavo
- Exostoses (saliências ósseas)
- Fasceíte plantar (esporão de calcâneo)
- Joanete de alfaite (joanete do quinto dedo)
- Metatarsalgia (dor sob a cabeça dos metatársicos)
- Neuroma de Morton
- Dedos em garra e deformidades equivalentes
- Traumatologia do pé e tornozelo