O chá e a infusão podem ser enquadrados numa alimentação saudável, contribuindo para a hidratação diária (em alternância com a água, por exemplo).
O chá é preparado através da infusão de folhas da planta Camellia sinensis e contém vários componentes bioativos, como polifenóis, pigmentos, polissacarídeos, alcaloides, aminoácidos livres e saponinas. Por outro lado, a infusão é produzida a partir da imersão em água a ferver de folhas, flores, sementes, frutos, caules ou raízes de plantas que não sejam a Camellia sinensis.
Podem ser uma boa solução em planeamentos alimentares para redução de peso, devido ao seu baixo valor calórico.
Raramente foram observados efeitos adversos dos chá e infusões. No entanto, o seu consumo diário excessivo pode reduzir a biodisponibilidade de alguns nutrientes.
Existem vários tipos de infusão, pelo que, a título de exemplo, a camomila e a tília podem ser recomendados pelos seus benefícios.
Uma revisão sistemática recente constatou que a infusão de camomila pode melhorar os perfis lipídico e glicémico e os indicadores de stress oxidativo na diabetes e complicações associadas. Além disso, pode ser recomendada para mães recentes como uma abordagem complementar para melhorar a qualidade do sono e aliviar sintomas de eventual depressão.
A tília pode ser utilizada como agente diurético, digestivo, antiespasmódico e sedativo para tratar condições associadas ao stress, incluindo a insónia. Também pode ser utilizada para em casos de congestão nasal, irritação na garganta, dores de cabeça, sinusite, enxaqueca, palpitações, hipertensão, incontinência, hepatite, colite, reumatismo, hemorragia e úlceras venosas.
Seguem algumas sugestões:
- Pode beber em qualquer altura do dia
- Pode beber antes, durante ou depois da refeição ou da atividade física
- Evite adicionar açúcar
- Deixe arrefecer um pouco, evitando beber demasiado quente
- Deve beber devagar e calmamente
Existem variadíssimas plantas utilizadas para chás e infusões no mercado, incluindo de origem estrangeira, pelo que têm componentes distintos e consequentes impactos distintos no organismo. Nesse sentido, deve consultar um profissional de saúde antes de tomar chás ou infusões com origens desconhecidas para despistar eventuais interações, alergias ou intolerâncias.
O Observatório de Interações Planta-Medicamento é um núcleo de investigação que tem como objetivo a criação de uma base de dados com casos de interações planta-medicamento em Portugal. Pode consultar gratuitamente a página do Observatório de Interações Planta-Medicamento para garantir a segurança da toma de infusões e chás.