Todos os anos, desde há 50 anos, celebra-se o Dia Internacional do Enfermeiro no dia 12 de maio. O grande objetivo desta comemoração é homenagear todos os Enfermeiros na sua relevância e contributo inegável na saúde das populações.
“Enfermagem: uma voz para liderar - Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus direitos para garantir a saúde global” é o tema deste ano.
Nestes últimos dois anos, marcados por uma pandemia, especialmente desafiantes para toda a sociedade, os Enfermeiros tiveram um papel essencial. Destaca-se o elevado profissionalismo, rigor, empenho e dedicação, na resposta às inúmeras necessidades e perante as enormes adversidades e incertezas com que diariamente foram confrontados.
Os Enfermeiros estão presentes em todos os momentos da vida das nossas comunidades, acompanhando-as desde o nascimento, na promoção de ações para a manutenção da sua saúde, no acompanhamento na doença, na recuperação, na reinserção, na morte e no luto… estão presentes no domicílio, nas instituições de saúde, nos locais de lazer, no desporto, nos locais de trabalho, nas escolas … nas situações de emergência e em catástrofe.