O Hospital Ortopédico de Sant'Ana adquiriu recentemente uma impressora 3D para apoiar as suas atividades clínicas e de investigação.
A impressão tridimensional é uma área que se tem desenvolvido muito nos últimos anos, especialmente nos aspetos da fiabilidade e na facilidade de utilização dos equipamentos, bem como na diversidade de materiais disponíveis para impressão.
Em Ortopedia, a impressão 3D tem uma grande variedade de aplicações, que incluem, a título de exemplo, o planeamento operatório, a pré-moldagem de implantes à anatomia específica do doente e fabrico de ortóteses e imobilizações.
Uma das principais utilidades desta tecnologia é no planeamento de cirurgias complexas, mediante a criação de modelos físicos específicos da lesão e da anatomia do doente que se está a tratar. A utilização da impressão 3D para planeamento cirúrgico traduz-se numa redução do tempo cirúrgico, menor taxa de complicações e melhores resultados clínicos.
O Hospital Ortopédico de Sant’Ana foi premiado com o melhor poster em Traumatologia do Joelho no Congresso da EFORT (European Federation of National Associations of Orthopaedics and Traumatology) no passado mês de junho, com a publicação de uma série de casos de fraturas complexas dos planaltos tibiais em que a impressão 3D foi determinante na otimização do resultado final.